O Senhor Verde

Clica para ouvi a históriaNo Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova

"É um conto de Nuno Garcia Lopes e vai ser o ponto de partida para uma sessão protagonizada pelo escritor e elemento do grupo O Contador de Histórias, domingo, dia 28 de Outubro, pelas 15 horas, no Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova , integrado na actividade Contos da Floresta.

"A História do Senhor Verde" fala de um Senhor Verde pequenino que habita na floresta, estimulando a imaginação dos mais novos que ali podem ver um duende, ao mesmo tempo que lhes é contada a história da bolota e do seu ciclo de vida até criar uma nova árvore. O objectivo é dar a conhecer às crianças o ciclo da vida vegetal, especialmente àquelas que vivem mais afastadas da natureza.

Escrita no final do Verão de 2005, após a trágica época de incêndios que estiveram a poucos metros da sua casa e lhe queimaram dezenas de árvores que ele próprio plantara, Nuno Garcia Lopes pretende ao mesmo tempo que esta história ajude a valorizar a importância e a privilegiar a plantação de sobreiros, carvalhos e outras espécies endógenas da floresta portuguesa, fundamentais para o equilíbrio ecológico mas também para ajudar a controlar a rápida propagação das chamas nos incêndios florestais, aos quais são muito mais resistentes.

Escritor e contador de histórias, Nuno Garcia Lopes é autor, entre outros livros, da colecção Lua do Mar, onde as divertidas aventuras de três amigos são o pretexto para aprender noções importantes, como a da reciclagem.

O grupo O Contador de Histórias é oriundo de Tomar e está actualmente a comemorar dez anos de actividade, promovendo em simultâneo a literatura, a cidadania e o ambiente. "A História do Zeca Garro", de Filipe Lopes e Carla Goulart Silva, é o livro mais recente deste colectivo, tendo por base a salvaguarda do cagarro, uma ave que nidifica nos Açores mas que corre alguns riscos no arquipélago."


Mais informações, imagens ou entrevistas pelo e-mail nuno@ocontadordehistorias.com ou pelo telefone 914 961 072.

O Contador de Histórias - Apartado 139 - 2304-909 Tomar
Telefones: 91 4961072 e 91 2568944
Correio electrónico:
geral@ocontadordehistorias.com

Internet: www.ocontadordehistorias.com

Blog: historiasdocontador.blogspot.com

Difundido via e-mail

Comentários

Mensagens populares