Paul Claval em Guimarães

Paul Claval

Terra dos Homens: a Geografia

9 de Março de 2011 - 15:00

Universidade do Minho, Azurém, Guimarães

C2.36


Paul Claval (1932-) é um geógrafo francês, professor emérito da universidade de Paris IV-Sorbonne. Interessou-se pela Geografia económica nos anos 50, pelo trabalho de economistas espaciais, e trabalhou com diversas orientações da Nova Geografia durante os anos 60. A partir dos anos 70 dedicou-se à Geografia cultural, realizando diversos trabalhos considerados como pioneiros na disciplina, procurando sempre mais os processos económicos, sociais e políticos do que a descrição geográfica. Em 1992 fundou a revista Géographie et cultures, e em 1996 ganhou o prémio Vautrin Lud, um equivalente na Geografia ao prémio Nobel.

Com uma obra vastíssima – composta por cerca de 40 livros e centenas de artigos –destacam-se os livros Principes de géographie sociale (Princípios de Geografia Social, Genin et Litec, 1973); Espace et pouvoir (Espaço e Poder, PUF, 1978); La Logique des villes - Essai d’urbanologie (A lógica das cidades, Litec, 1981); La Géographie Culturelle (A Geografia cultural, Nathan, 1995); Histoire de la géographie française: De 1870 à nos jours (História da Geografia Francesa: de 1870 aos nossos dias, Nathan, 1998); Epistémologie de la géographie(Espistemologia da Geografia, Nathan, 2001); La Géographie du XXIe siècle (A Geografia do século XXI, L’Harmattan, 2003); Géographie régionale - De la région au territoire (Geografia Regional – da região ao território, Armand Colin, 2006).

Em Portugal publicaram-se alguns livros de Paul Claval que tiveram grande difusão e sucesso: A Nova Geografia (Almedina, 1982); Geografia do Homem – Cultura, Economia e Sociedade (Almedina, 1987); e já mais recentemente História da Geografia (Edições 70, 2007); e A Construção do Brasil - Uma grande potência em emergência (Piaget, 2010).

Orador convidado do Departamento de Geografia em 2002, para as IV Jornadas de Geografia e Planeamento, esta é a segunda visita de Paul Claval à Universidade do Minho. Nesta palestra, Paul Claval propõe-se falar do seu mais recente livro, publicado no Brasil (Editora Contexto) no final de 2010: Terra dos Homens: a Geografia. A obra divide-se em quatro partes: ‘A Geografia como prática’; ‘A Geografia como experiência do espaço e dos lugares’; ‘A Geografia como ciência: a contribuição dos gregos e a sua reinterpretação na Renascença’; ‘A Geografia como ciência: a Geografia moderna e as suas mutações’.


Info: www.geografia.uminho.pt

Comentários

Mensagens populares