Também virtualmente

Já tínhamos chamado à atenção para este assunto há cerca de dois meses atrás.
Estamos perante um caso de apropriação de espaço a que não podemos pôr cobro.
A que polícia ou tribunal vamos pedir para interceder?

Nas cidades, basta dar um tempo, se estivermos atentos, vemos como um mesmo espaço vai tendo diferentes usos. Isso acontece no âmbito, digamos, interno (em que a actividade é dentro do mesmo sector. E aqui o comércio será talvez o caso mais frequente) ou externo, em que uma actividade dá lugar a outra com a qual pouco ou nada tem a ver (o mais habitual, para estes casos, é vermos áreas de REN ou RAN a cederem sempre ao mesmo: cimento e betão).

No caso que aqui trazemos podemos invocar as teorias da conspiração, que têm por base o princípio básico de há um objectivo que é, como sempre foi e continuará a ser o dos poderes obscurantistas e anti-liberdade, o controlo do pensamento. O pensamento é feito daquilo que se sabe (sim, a frase é mesmo esta... vá, leia-a lá novamente: O pensamento é feito daquilo que se sabe). Daí livros como "1984", de George Orwell, ou "Farenheit 451", de Ray Bradbury, onde fica bem patente que "o conhecimento é subversivo".

Também a informação que vai contra os poderes dominantes e que querem esmagar todos os aspectos da nossa vida - os poderes totalitaristas como a música nos centros comerciais, que, onde quer que estejamos (até na casa-de-banho, onde gostamos de estar sossegados) infiltram o seu veneno - tende a ser substituído. Como uma peça avariada, um pensamento indesejado...

Também virtualmente os espaços são substituídos.
Os endereços, cujos registos supostamente deviam estar protegidos (por que autoridade? Se essa autoridade falha, que autoridade é essa?), são "roubados" e aquilo que pensávamos lá ir encontrar... já lá não está. O pior é que, em vez de nada lá estar, está outra coisa que em nada nos ajuda.

A vítima virtual é a PSL - Plataforma Sabor Livre.
As vítimas reais são aqueles que como nós, queremos divulgar e fazer respeitar os valores da sustentabilidade e da biodiversidade.


Comentários

Mensagens populares