II SASIG

Clica para entrarClica para entrar

O Capítulo Português da OSGeo realiza de 2 a 4 de Novembro de 2009, as II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG), na Universidade de Évora. A organização conta com o apoio da AMDE, Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da UE, Departamento de Informática da UE e Faunalia.pt.

Como forma de divulgar o evento e manter os inscritos e interessados a par de todas as novidades, a organização do II SASIG decidiu dar início uma newsletter de carácter ocasional, cuja publicação ocorrerá sempre que hajam novidades ou deadlines importantes a divulgar.

Índice:

a) inscrições abertas

b) convidados internacionais

c) workshops

d) workshop world wind

e) sessão INSPIRE

f) OpenStreetMap mapping party

g) sessão académica

h) patrocinadores

-------------------------------

a) Inscrições abertas

Avisam-se todos os interessados que estão abertas as inscrições para o II SASIG, a ter lugar em Évora nos próximos dias 2 a 4 de Novembro 2009. Para mais detalhes consulte o site.

Datas importantes:

Pré inscrições – 15 Setembro
Apresentação de Abstracts (comunicação oral e posters) – 31 Julho
Resposta aos autores – 15 Setembro
Inscrições – 20 Outubro
-------------------------------

b) Convidados internacionais

O SASIG II contará com a presença de ilustres convidados internacionais, nomeadamente:

Lorenzo Becchi - Membro da fundação OSGEO
Paolo Cavallini - Presidente do GFOSS.it - Capítulo Italiano da OSGEO
Patrick Hogan - Coordenador/Gestor do projecto World Wind no Ames Research Center (NASA)
Patrick Murris - Consultor em tecnologias de informação e multimédia; developer project World Wind
Jorge Gaspar Sanz Salinas - Coordenador do Comité de Direcção Técnica do projecto gvSIG
-------------------------------

c) Workshops

Os interessados em participar nas workshops deverão inscrever-se o quanto antes, já que o nº de lugares é limitado (15) e alguns workshops estão já quase esgotados. Existirá uma lista de espera até 5 lugares, onde se poderá inscrever, no caso de desistência de algum dos inscritos.

-------------------------------

d) Workshop World Wind

As Jornadas contam com um convidado muito especial, Patrick Hogan, pela primeira vez em Portugal para apresentar o Projecto NASA World Wind. Patrick Hogan, além de nos apresentar a visão da NASA sobre a disponibilização de informação geográfica, traçará o rumo do desenvolvimento do globo virtual World Wind, que é um globo open source, ao contrário das soluções similares da Google e da Microsoft. Para além do director do projecto da NASA, estará em Évora um dos principais arquitectos e programador do World Wind, Patrick Murris, que realizará uma workshop técnica no dia 3 de Novembro das 14h às 18h. É uma oportunidade única para se familiarizar com o SDK deste globo virtual e, quem sabe, disponibilizar o seu próprio globo virtual.

-------------------------------

e) Sessão INSPIRE

No decorrer das Jornadas realizar-se-á uma sessão dedicada à Directiva INSPIRE - Infrastructure for Spatial Information in the European Community, promovida pelo GT INSPIRE do Instituto Geográfico Português. Esta sessão pretende incidir sobre os desenvolvimentos mais recentes associados à aplicação da directiva, centrando-se nos tópicos prioritários em termos de implementação (e.g. metadados, especificações de dados do Anexo I e geowebservices). A sessão, que decorrerá no dia 3 de Novembro das 14h30 às 17h30 tem entrada livre, mas carece de inscrição.

-------------------------------

f) OpenStreetMap Mapping Party

No dia 1 de Novembro, dia anterior ao início dos trabalhos das II Jornadas, irá decorrer uma Open Street Mapping Party. O projecto OpenStreetMap é um projecto open source contributivo com objectivo de mapear todo o globo. Com esta mapping party, pretende-se mapear o centro da cidade de Évora contribuindo para o projecto OpenStreetMap, dando aos participantes um bom motivo para passear pela magnífica cidade de Évora, e uma oportunidade de convívio com os restantes participantes das jornadas. Este evento é de participação livre (mesmo para quem não esteja inscrito nas Jornadas), mas requer inscrição.

-------------------------------

g) Sessão académica

O SASIG será também um espaço de intercâmbio científico, com uma nova sessão académica dedicada à apresentação de trabalhos de mestrado, onde se usam tecnologias FOSS4G em projectos de investigação. Nesta sessão serão apresentados 6 trabalhos do Mestrado de C&SIG do ISEGI, o primeiro a incluir uma cadeira de "Geospatial Free Open Source Software".

-------------------------------

Secretariado:

Luisa Carvalho (AMDE)
Telefone/Phone: 266 749 420
Fax: 266 749 425

Comentários

Mensagens populares